Tocaia Grande: a face obscura, Jorge Amado

Que livro sensacional, este livro espetacular conta a criação e evolução de uma cidade em um ambiente grosseiro e rude das roças de cacau no sul da Bahia. Obra publicada em 1984, Tocaia Grande retrata o processo de formação de uma cidade nordestina, nascida sob a violência e a disputa de terras, em inícios do século XX.

A história começa após o jagunço Natário da Fonseca liderar e vencer uma tocaia contra um desafeto de seu patrão, desta feita, recebe como recompensa pelo bom trabalho alguns alqueires próximos ao conflito, onde passa a cultivar cacau.

Com a chegada de comerciantes, tropeiros, prostitutas e ex-escravos o lugar tem vida e cria seus contornos, assim, surge Tocaia Grande, que por sinal é muito belo e cultivável.

Os personagens são independentes, fortes e solitários, são como uma família. Desses personagens podemos destacar a cafetina Jacinta Coroca; o comerciante libanês Fadul Abdala, o negro Castor Abduim, conhecido como Tição Aceso, e outros personagens igualmente interessantes, que encontraram em Tocaia Grande refúgio, conforto, amizade e um lugar para chamar de seu. .

Com uma prosa leve e bom humor, o autor relata os laços de afeto e a união profunda que se desenvolvem entre os novos habitantes de Tocaia Grande, e que serão os pioneiros pelo crescimento do povoado e por sua resistência ao poder político-econômico e a pressão da igreja para que se enquadrassem no sistema coronelista da época.

Tocaia Grande é o retrato verdadeiro das cidades do interior nordestino construída a base da violência e do cultivo do cacau; construída por pessoas que fogem da crueldade dos criminosos e da seca. Neste contexto, a imoralidade foi a base para o desenvolvimento da cidade. O que era um lugar para passar a noite e desfruto sexual, se desenvolve em um local de sucesso garantido apenas pelos comerciantes, com intensa produção de alimentos e meretrizes de qualidade.

Dessa forma, os novos habitantes buscam sobrevivência e crescimento em um lugarejo acolhedor, transformando o local de busca de prazeres fogosos para empreendimento de sucesso e desenvolvimento, mesmo que rudimentar.

Tocaia Grande é uma história de amor e ódio, guerra e paz e vida e morte. Tem muito sexo, tem muito sangue, muita tristezas e grandes alegrias. Ler Tocaia Grande me fez rir e chorar, um livro obrigatório, com certeza.

Altamente recomendo!

[Total: 0   Average: 0/5]

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
error: Content is protected !!