O livro do Jô: uma autobiografia desautorizada

Sinceramente não gostei do livro e olha que sou fã do Jô, li vários livros dele e amei todos, mas este, não mesmo. Fui me arrastando na leitura. Acho que o livro seria melhor se fosse escrito somente por ele.

O formato da escrita, com vários fatos históricos mais parecia um jornal. Em vários momentos a leitura ficou chata e cansativa. Não sou muito fã de livros pizza, aqueles tudo junto e misturado, a leitura fico um pouco confusa, enfim, achei este livro uma encheção de linguiça.

O livro trata da trajetória de Jô Soares, desde sua meninice no Rio e no exterior, uma infância privilegiada até o começo de sua carreira artística. A obra está recheada de encontros dele com grandes personalidades, sempre no meio cultural da época. Fala de seus pais e de todos com quem se encontrou e que contribuíram de algum modo para sua formação como pessoa e como artista, cita também personagens excêntricas de lugares por onde passou. São muitos fatos históricos e pessoas que permearam a vida dele, pessoas altamente influentes no ceio artístico e político.

O livro é dotado muita cultura e intelectualismo, é uma interessante história de vida, muito rica por sinal; isso para aqueles leitores que gosta de muitos detalhes e mistura de fatos. Jô teve muitos privilégios e oportunidades ao longo de sua vida particular e artística, conheceu grandes nomes, os quais contribuíram para enriquecer sua vida monumental, é claro que ele é talentoso, mas convenhamos se não tivesse esse exercito a seu favor, seria muito difícil sua caminhada artística.

Todos sabem que o dinheiro e as fortes relações são asas que te pegam pelas mãos e te levam aonde você quiser ir, em outras palavras, é o seu passaporte para uma carreira e uma vida bem sucedida. Acho que a vida dele foi muito facilitada, sinceramente não vi muitos méritos. Fica fácil, quando temos tudo à mão; veja bem, não estou desmerecendo o quão talentoso ele é, estou sendo sincera, só isso!

Voltando a obra, os excessos referentes o meio artístico no teatro, TV  e outros foi um pouco desconfortante. A leitura ficou enfadonha, com detalhes que talvez não seja da curiosidade do leitor, não do meu. Acho criei muitas expectativas para a leitura da biografia do Jô Soares, talvez esperasse genialidade literária, como nos outros livros e acabei me frustrando e não foi nada divertido ler esse caleidoscópio de histórias contadas no livro.

Desculpe, mas a honestidade me faz dizer o que penso sobre os livros que leio. Os divertidos romances policiais foram maravilhosos, mas este… Sou uma admiradora do Jô; mesmo assim, sua autobiografia me surpreendeu de forma negativa. Primeiro pelo formato da escrita, depois Jô dizer que é um gordo exibido, mas pelo que li, não é verdade, pois uma boa parte do livro fala-se mais de outras pessoas que do próprio autobiografado. Tudo bem que uma autobiografia é um livro de fatos históricos, humor, drama e política, mas!

A grande verdade é que Jô teve uma vida privilegiada e riquíssima financeiramente e culturalmente e, claro só tinha que dar certo mesmo!

Por outro lado, a autobiografia em questão não deixa de ser um importante arquivo histórico sobre a televisão brasileira. Também vale como aprendizado para quem quer vencer na vida, os relacionamentos que precisamos ter, o meio que vivemos. Jô nos mostra que nada cai do céu, mas o céu às vezes favorece e muito para algumas pessoas.

O livro de Jô contém muitas histórias, muitos personagens reais, eventos da história, da televisão do teatro, da música, cinema e humor brasileiro. Jô nasceu em berço de ouro e viveu muito bem até o final da adolescência quando seu pai perdeu sua fortuna. Foi criado na Suíça e conheceu a Europa e os Estados Unidos nos anos 50, voltou depois de anos com uma bela formação acadêmica e falando seis idiomas, mas não possui curso superior e nem precisa.

Pra quem gosta do gênero e com muitos detalhes e misturas, será um delicia a leitura.

Boa leitura e até o próximo post!

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.