O Idiota

O idiota

Meu autor de hoje é um ícone da literatura mundial. São livros que traçam questões existenciais, tais como dor, suicídio, paixão, loucura, e tantas outas coisas; assim, eu tenho o grande prazer de vós apresentar Fiódor Dostoiévsky.

Li Crime e Castigo, depois O Idiota, pois além de fazer parte da sua vasta biografia, são obras primas da literatura universal. Mas minha resenha de hoje vem baseada em fatos. A obra foi inspirada em uma  jovem que ateou fogo a própria casa devido aos maus tratos de sua família. Daí a origem da maioria dos psicopatas, mas isso é uma outra história…pois bem voltemos a nossa história…a obra, claro…

O livro O Idiota é de 1868,  foi traduzido para vários idiomas. No Brasil, quem o traduziu foi Paulo Bezerra. Grande tradutor brasileiro das obras de Dostoiévsky no país. A obra possui apenas 683 páginas. O livro é exigente, precisa de tempo, esforço e uma boa dose de disciplina, porém vale apena sua leitura…eu amei do início ao fim.

O personagem principal é o príncipe Michkinc, o idiota, ele é uma pessoa enferma que sofre fortes ataques epiléticos, porém mesmo sofrendo possui um olhar lúcido em relação a vida. O que o faz diferente dos demais personagens é que ele é a personificação da esquizofrenia, da sua histeria ou da loucura coletiva…bom eu adoro ler livros sobre loucura e afins….

Na obra Dostoiévski, tese notas como a Rússia era retratada naquela época. Todavia, a narrativa está sem angústia ou pesar, mesmo que tenhamos ciência de um pensamento político por detrás dos escritos, a leitura é bastante facilitada. E mais, sobre a escrita a respeito da Rússia, o que percebi é que toda a sociedade passa por idiota, mas isso foi o que eu senti…cada leitor tem a sua percepção da obra.

O fato é que em vivemos em constante questionamento, a obra traz isso à tona, essa vida louca de viver sempre com presa. As redes sociais, os oceanos de informações e estudos que não me deixam mentir…antigamente tudo era vivido através de um livro, tudo mais devagar….

Boa leitura!

[Total: 0   Average: 0/5]

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
error: Content is protected !!