Manual de Direito Constitucional, Roberto B. D. da Silva

Um livro simples ou melhor um Manual de Direito Constitucional, atualizado até a Emenda Constitucional n. 53 de 2006, onde o Prof. Roberto Dias da Silva, aborda, com maestria e objetividade, temas estruturantes e centrais da matéria de Direito Constitucional, como o Poder Constituinte, o conceito de Constituição, a interpretação constitucional, a eficácia e aplicabilidade das normas constitucionais, o controle da constitucionalidade, as formas de Estado, especialmente a federativa, a separação dos Poderes e os direitos e garantias fundamentais.

No livro, os capítulos são iniciados com questionamentos e exemplos, como forma de remeter o leitor a situações factuais e tenta demonstrar, desde o início, que o Direito Constitucional está presente no nosso dia-a-dia, fazendo parte da nossa realidade cotidiana.

No decorrer do livro observei a análise da jurisprudência dos tribunais brasileiros sobre as questões examinadas, em particular do Supremo Tribunal Federal, e da doutrina nacional e estrangeira acerca dos pontos investigados.

Achei o livro muito acessível, fácil leitura e prático para estudo. Me ajudou muito em meus estudos para as provas do semestre e para conhecimento dessa Ciência tão importante que é o Direito Constitucional. Infelizmente ou felizmente preciso estudar mais.

Recomendável principalmente para os estudantes de Direito. 

Boa leitura e até o próximo post!

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.