Maktub por Paulo Coelho

Muito bom este livro, é um livro de mensagens (mencionei algumas abaixo), de no máximo uma página, contendo curtas histórias em poucas linhas, com máximas de sabedoria, humildade e bom-senso diante dos eventos inúmeros e inevitáveis da vida.

Os textos, em geral, relatam o encontro de um discípulo com um mestre, ou conta encontros de um viajante com figuras que sempre lhe mostram caminho, uma solução, ou alertam para coisas inusitadas que trazem uma mensagem moral.

Síntese de histórias:

> Temos o discípulo que queria seguir o caminho da iluminação, mas que ainda era sustentado pelos pais, o que impossibilitava de ser aceito no templo, pois não cuidava de si mesmo e era um peso para os seus.

> A misteriosa história do dólar, que o autor encontrou e que não lhe trouxe sorte, porque devia estar destinado a ser achado por outra pessoa.
> O velhinho que afirma que Deus vive nos lugares onde deixam Ele entrar.
> Quando fechamos os olhos e imaginamos um bando de pássaros, quantos pássaros vemos? Que os colocou lá?

> Um ermitão diz a poderoso rei que este é muito pobre, porque o primeiro tinha as estrelas, o céu e o mundo inteiro, enquanto o rei vivia limitado nas fronteiras do reino.
> A Fé de dois homens é testada quando em uma montanha uma misteriosa voz, vinda dos céus ordena que colham pedras do chão. Uma recusa, outro aceita, apesar das pedras dificultarem a viagem. No dia seguinte descobrem que as pedras eram diamantes!!!

> Um explorador branco ordena aos nativos que contratou para carregar suas cargas que corram, porque ele tem pressa. Apenas alguns dias depois da extenuante caminhada os carregadores se recusam a prosseguir a viagem. O explorador pergunta o porquê? Paramos para que nossas almas alcancem nossos corpos, dizem os carregadores.”

Segundo Nota do Autor, este não é um livro de conselhos, mas uma troca de experiências, sendo grande parte compostas de ensinamentos do seu mestre, no decorrer de 11 anos de convivência.

Outros textos são relatos de amigos ou pessoas com as quais cruzou na vida. Foram selecionados textos publicados na Folha de São Paulo, entre 10/07/1993 e 11/06/1994 e faz referência ao Livro Maktub, de Malba Tahan, que narra história no Oriente, em particular, no mundo árabe, e que sempre terminavam com uma lição moral.

Eu adorei este livro!

Espalhe esse post por ai!

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.