John Locke por Os Pensadores

John Locke nasce em 29 de agosto de 1632 em Wrington, Inglaterra, e faleceu no dia 28 de outubro de 1704, pouco depois de completar 72 anos, em Esse, Inglaterra. Locke nunca se casou, tão pouco teve filhos.

Seu trabalho é profundamente influencia por São Tomadas de Aquino, Grotius, Descartes, Hooker, Hobbes e outros. E com sua obra e pensamento influencia Hume, Voltaire, Kant, Paine, Smith, e demais pensadores.

Trabalha com a metafísica, epistemologia, filosofia política, filosofia da mente e educação. Estudou medicina, ciências naturais e filosofia em Oxford. Em 1683 vai para os países baixos, logo depois volta a Inglaterra quando Orange rege o trono, 1688.

Com seus estudos foi um dos principais ideólogos do liberalismo, sendo então considerado o principal representante do empirismo na Inglaterra, bem como, também um dos principais teóricos do contrato social. Suas ideias ajudam a derrubar o absolutismo no país, com a teoria de que todo homem ao nasce possuía direitos naturais, sendo que se os governos (criados pelos homens) não respeitassem estas leis, o povo teria todo direito de se revoltar contra o governo.

Uma de suas principais obras é Primeiro e Segundo tratado do governo civil. Neste segundo ele expõe a teoria do Estado Liberal e a Propriedade Privada. Locke viveu no período da Guerra Civil Inglesa, que aconteceu durante a Revolução Inglesa.

A guerra civil foi realizada entre os partidários do rei Carlos I e o Parlamento inglês, liderado por Oliver Cromwell. A mesma termina com a condenação à morte de Carlos I em 1649. Antes da revolução e da guerra, O rei possuía o poder absolutista, depois, o poder do rei reduz, o rei existe, mas não governa, quem governa é o Primeiro-Ministro.

Locke tinha 10 anos quando eclodiu a guerra civil, e seu pai, que também John Locke, aliou-se ao partido do Parlamento e combateu como capitão de cavalaria do exército do rei Carlos I. Locke, já com 28 anos, comemora o retorno de Carlos II à Inglaterra. Os textos escritos entre 1660 e 1664 refletem seu anseio pela paz e segurança.

Leitura altamente recomendável!

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.