Uma breve história do tempo

Neste livro fascinante somos levados a refletir sobre os grandes mistérios do universo, como ele começou e se haverá um fim? Ele é ou não infinito? E o tempo? Como funciona a quarta dimensão espaço-temporal? É possível viajar no tempo? Ou mesmo pegar atalhos, os chamados ‘buracos de minhoca’?

Fazemos uma viagem pela evolução da física, desde os filósofos Aristóteles e Kant passando por Copérnico, Galileu, Newton entre outros físicos até chegarmos finalmente à física moderna: relatividade (do muito grande) e mecânica quântica (do muito, muito pequeno). Stephen Hawking ainda faz um apanhado geral, esclarecendo muitas ideias, sobre buracos negros, o big bang, ateoria das cordas, as 4 forças fundamentais (gravidade, força fraca, eletromagnética e força forte) e uma teoria que possa unir todas elas.

Somos levados a pensar junto com o autor a respeito de questões cruciais do universo. Um prato cheio para admiradores da cosmologia e curiosos do gênero. O livro ainda possui várias ilustrações e um glossário super bem vindo no final.

Hawking não discute questões religiosas nesse livro. Seu foco é tentar entender, junto com o leitor, como o universo funciona.

Uma leitura extremamente interessante e que vale a pena, porém tive certa dificuldade em acompanhar o raciocínio de Hawking e não recomendo-o para todo mundo, principalmente para quem não nutri interesse pelo tema.

Mesmo assim o livro é cheio de ideias interessantes que qualquer pessoa é capaz de admirá-las e até entendê-las sem muito esforço. É claro que você precisa gostar ou te um pouco de curiosidade pelo assunto, caso contrário a leitura será uma chatice. Eu gosto desses passeios pelo tempo, pelo universo, assim amei Uma Breve História de Tempo e pretendo relê-lo em outro momento.

Boa leitura!

[Total: 0    Média: 0/5]

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *