O Dossiê Pelicano

Adorei este livro, espetacular. Foi o primeiro livro que li de John Grisham, depois desse virei fã incondicional desse autor maravilhoso.

Segue a história:

Tudo começa com duas mortes, de pessoas importantes e influentes nos EUA, e as investigações do FBI, CIA e de particulares (estudantes de Direito curiosos) parecem não avançar. As circunstâncias das mortes foram comprometedoras e, apesar do autor deixar explícito que foi apenas um assassino, todas as agências do governo acham impossível um homem ter feito tudo sozinho.

No entanto, uma estudante de Direito descobre algumas coisas intrigantes, que, é claro, não são reveladas logo de cara, mas imagina estar errada e desacredita de sua teoria, na qual após enumerar três opções, tudo leva a crer que o motivo dos assassinatos é manipulação. Fazer com que os mortos fossem substituídos por pessoas que ajudassem alguém ou algo comprometedor.

O professor da Universidade com quem ela está tendo um caso, lê o dossiê que ela fez sobre sua descoberta e leva para um amigo que trabalha no FBI. Daí o dossiê espalha-se para todos os cantos, CIA, Casa Branca, mas parece que não acham que a história seja verdadeira, e, a pedido do presidente, o FBI deixa a investigação de lado; mas a CIA é autorizada/obrigada a investigar por baixo dos panos.

Está claro para todos os envolvidos que o dossiê não deve ter nenhum efeito prejudicial e provavelmente é uma mentira. Mas a situação se complica quando uma pessoa envolvida com o dossiê morre, apesar de outra ter conseguido escapar.

Aí começa uma corrida de gato e rato, onde a estudante que publicou o dossiê teme pela sua vida, não em vão, já que logo depois, uma segunda pessoa envolvida com o dossiê também é assassinada.

Tem também um repórter que obtém algumas informações de uma fonte interna da Casa Branca e publica algumas coisas suspeitas ou comprometedoras, nada muito grande. A estudante consegue contato com ele e promete contar exatamente o que havia no dossiê. Então outra pessoa morre.

E a situação fica cada vez mais difícil para ela que tenta salvar sua vida para poder revelar tudo o que sabe à imprensa, para isso ela usa de todo seu conhecimento e astúcia para despistar seus perseguidores que não tem nenhum escrúpulo e para os quais, matar é apenas um trabalho, diga-se de passagem, muito bem remunerado. Mais uma pessoa morre e o desfecho da história é impressionante.

O autor combina com maestria várias emoções, com um bocado bom humor que deixa o livro mais leve. A trama envolve, além dos assassinatos, manipulação, corrupção, exploração de petróleo, muitos bandidões que não tem medo de nada e que tem dinheiro suficiente para fazerem o que quiserem com quem quiserem.

O livro prende a atenção de maneira que você só para de ler quando chega ao fim querendo logo descobrir todo o desfecho da história. Intrigante. Tenso. Cheio de ação.

O livro é muito bom, na verdade é espetacular!

Boa leitura!

[Total: 0    Média: 0/5]

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *