Auto da barca do inferno

Este é o segundo livro em formato teatral que eu li; esta obra é uma sátira impiedosa da sociedade portuguesa do século XVI. Suas críticas não poupam ninguém, fidalgos, padres magistrados, sapateiros e ladrões.

Cada personagem traz, nas roupas ou nas mãos, os símbolos de seus pecados e deles não podem se desfazer; não há defesa contra as acusações do Diabo ou do Anjo.

Auto da Barca do Inferno, é uma das obras mais importantes de Gil Vicente, sendo a primeira de uma trilogia, foi também adaptada já algumas vezes para teatro. Infelizmente eu não via a peça.

O livro narra a vida de vários personagens, e ocorre na margem de um rio, na hora após seu julgamento, por onde serão levados pela Barca da Glória, ao Céu, ou A barca da Perdição, ao Inferno, as pessoas que assim foram julgadas.

Durante toda obra, desfila inúmeras classes e tipos sociais, de corregedores á sacerdotes, onde são julgados da mesma forma, todos pelas fraquezas da carne humana.

Gil Vicente, era um escritor que mesmo com peças com fundo religioso, não almejava difundir a religião muito menos converter ninguém, seu objetivo era demonstrar como o ser humano, independente de sua classe, cor, raça, sexo ou religião é egoísta, falso, mentiroso e pecador que pendia diante da fraqueza humana, da carne e da ambição.

Em o Auto Da Barca do Inferno, o autor nos mostra que, não importa nossa classe social nem alguma diferença física, e sim nossos atos e a quão pura está nossa alma.

Um ótimo livro, muito simples, irônico e muito engraçado. A linguagem é rustica do século XIV e XV, também tem algumas edições que são cheias de notas, estas notas ajuda muito para entender o livro, que acabam deixando a leitura bem mais fácil.

Não recomendo para quem não tem o hábito da leitura. Pode haver efeitos colaterais em relação a futuras leituras. Por outro lado, é incrível como a quase 500 anos atrás Gil Vicente consegue mostrar a ganancia e podridão do ser humano, tão presentes em nós ainda hoje; um excelente livro!

Boa leitura e até o próximo post!

Gostou? Então, espalhe por ai!

[Total: 0   Average: 0/5]

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
error: Content is protected !!