O Diário Secreto de Ana Bolena por Robin Maxwell

Nossa…este livro foi “salpicante”, esplendido, simplesmente maravilhoso! É sobre a Rainha da Inglaterra, a Ana Bolena, nascida em 1507 e falecida em 1536, talvez em Wiltshire, seu nascimento é incerto até onde percebi na narrativa, enfim, esta rainha interessantíssima, a meu ver e covardemente injustiçada em sua época, popularmente chamada Ana dos mil dias, por causa de seu breve reinado, e também importante por ter sido o pivô da histórica ruptura da Inglaterra com a Igreja Católica.

Ana Bolena, filha de Thomas Boleyn, último Conde de Wiltshire e Ormonde, passou parte da infância na França e voltou adolescente à corte inglesa em 1522. Pouco depois, o rei Henrique VIII começou a interessar-se por ela, chegando a impedir seu casamento com o Lord Henry Percy.

Assim, o monarca inglês iniciou as negociações em 1527 para obter a anulação do casamento com sua primeira esposa, Catarina de Aragão, mas durante seis anos o papa Clemente VII se opôs a isso.

Mas como este rei era extremamente determinado e desobediente às normas da igreja, eles se casaram em segredo em 1533 antes que Henrique VIII, quatro meses depois, fizesse com que o arcebispo de Canterbury declarasse nula sua união com Catarina, cometendo assim bigamia; bigamia é o ato de uma pessoa se casar com outra sem o divórcio ou a separação judicial. Aqui no Brasil é crime, e naquele tempo também era, pois estava contra as leis da igreja e a igreja era a Lei.

Esse ato rebelde sacramentou definitivamente a separação entre as igrejas da Inglaterra e a Romana, após um longo período de intrigas. A nova rainha, no entanto, não pôde satisfazer o maior desejo do rei: ter um herdeiro varão para a coroa. No mesmo ano deu à luz uma menina, a futura Isabel I, o que frustrou o rei e o fez perder o interesse pela esposa, naquela época o casamento se valia com o nascimento de um herdeiro homem.

Desta feita, Ana Bolena tornava-se cada vez mais impopular na corte e, sob a acusação de vários adultérios e de incesto com seu próprio irmão, foi encarcerada na torre de Londres em 2 de maio e decapitada em 19 de maio, com menos de trinta anos de idade. Viúvo e, consequentemente livre, Henrique VIII casou-se 11 dias depois com Jane Seymour; ele era um mulherengo incorrigível e devido a esta personalidade teve vários problemas com a igreja.

Amei o livro, é altamente recomendável!

Gostou? Então, espalhe por ai!

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.