Amor de Perdição, Camilo Castelo Branco

Amor de Perdição é uma novela romântica inspirada em Romeu e Julieta, de Shakespeare. É considerado uma obra-prima da ficção de língua portuguesa.

Simão Botelho e Teresa de Albuquerque estão enamorados, mas suas famílias fazem da separação de ambos uma questão de honra. Simão é enviado para Lisboa e Teresa é presa em um convento por não aceitar o casamento com Baltasar Coutinho, um fidalgo.

Simão retorna a Viseu, local onde ocorre o romance, decidido a resgatar Teresa do convento. Escondido na casa de um ferrador, pois sua família não aceita o romance, Simão, tem a proteção da filha do proprietário da casa, Mariana, que acaba se apaixonando por ele.

Mariana, mesma apaixonada por Simão, ajuda na correspondência entre Simão e Teresa. Teresa é destinada a outro convento e na hora da mudança para o novo convento tenta se encontrar com Simão.

Nesse momento, ocorre o assassinato de Baltasar que encontrando com Simão decide convidá-lo para um duelo. Simão atira e mata Baltasar que cai aos pés de Teresa. Simão é preso na Cadeia da Relação, no Porto.

Teresa vai para o convento de Monique, também no Porto. Domingos Botelho, pai de Simão, não ajudava o filho, mas acaba mudando de ideia e consegue uma comutação da pena e o degredo para as Índias.

Mariana, apaixonadamente, também decide ir para Índias. Quando Teresa vê a passagem do navio morre e Simão sabendo da morte da amada também morre no navio. Na hora de jogar o corpo de Simão para o mar, Mariana acaba agarrando o cadáver e morre junto com o corpo.

Um bom livro, bem dramático como todo romance.

Boa leitura e até o próximo post!

[Total: 0   Average: 0/5]

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
error: Content is protected !!