Morte no Nilo

Morte no Nilo é provavelmente a história de detetive mais famosa de Agatha Christie. Ela é protagonizada pelo belga Hercule Poirot e é considerada a favorita da autora.

Ambientada no Egito, a ação vai parecendo devido às descrições baseadas em observações pessoais da autora durante sua visita ao país, um de seus preferidos. A história é baseada na personagem de Linnet Doyle, linda e saudável, viajando com o marido e outros turistas através do Nilo.

Para sua desgraça, um dos viajantes é nada menos do que uma de suas melhores amigas, Jaqueline, que certa vez foi noiva de seu marido. A autora junta personagens que aparecem na viagem como se por mera coincidência, mas obviamente elas realmente não aconteceram.

Desta feita, Agatha liga a vida dos personagens, construindo o suspense até a morte acontecer. É claro que nós leitores esperamos isso, mas não sabemos quem o fará. Os planos secundários e a astúcia dos personagens criam dificuldades para a dedução, e a autora não para até que pelo menos alguém morra.

A revelação do assassinato é engenhosa, como sempre, e pode ser considerada a mais interessante parte da história. O talento de Agatha Christie está em mostrar todas as informações necessárias para que o leitor possa destrinchar a estória por conta própria e chegar à conclusão correta.

Ao mesmo tempo, ela revela apenas o necessário para que isso se torne possível. O leitor descobre que ele poderia fazer isso por conta própria, mas não conseguiu, e assim é que o cérebro de Poirot se mostra impressionante. A complexidade do plano é tanto que podemos reler o livro sem que o conhecimento prévio da história tire o seu encanto. Eu amei este livro, com certeza vocês também vão adorar.

Boa leitura!

[Total: 0   Average: 0/5]
Comentários

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
error: Content is protected !!