A hora da estrela, Clarice Lispector

Este é o último romance de Clarice Lispector, o ponto final de uma carreira que, iniciada em 1944, com Perto do Coração Selvagem, constituiu um dos momentos mais altos da literatura brasileira moderna.

https://amzn.to/38NWv7J

A autora, que em geral primou pela sondagem da psicologia profunda das personagens, neste livro nos apresenta um comovente drama em que, têm natureza e inspiração social.

Na obra a personagem feminina é descrita com grande lirismo e, sob seus traços nordestinos de mulher ingênua, delineia-se todo um contraponto bíblico.

Desta feita, quando Macabéa se vê prestes a realizar seu grande sonho de mulher, atravessando uma rua da metrópole, encontra subitamente a morte na velocidade de um automóvel.

O tom lírico da narrativa se tinge enfim de tragédia. O estilo, ao contrário da maior parte dos livros anteriores da autora, é marcado por uma preocupação narrativa de caráter mais objetivo, situando a personagem em seus hábitos, seu espaço social, seu ideário romântico.

Publicado dois meses antes da morte de sua autora, esse “conto-de-fadas às avessas”, ao mesmo tempo que registra a “fraca vida” de Macabéa, compondo uma narrativa “exterior”, “explícita”, também questiona, ironiza e expõe as perplexidades da ficção contemporânea, através de um autor-narrador, Rodrigo S. M., que pretende captar no “sentimento de perdição do rosto de uma nordestina”, vista ao acaso em uma rua do Rio de Janeiro, a “vida primária, que respira, respira, respira”.

Atormentado pela personagem que criou, mas que não conhece completamente, o narrador esbarra, a cada instante, nas diferenças de classe social e de gênero e, particularmente, nas possibilidades e limitações da linguagem, na “agonia” do ato de escrever e na palavra que instaura, revela e esconde.

Uma obra impar, uma narrativa cativante e até irritante em certos trechos. Um livro que faz você refletir. Às vezes dá uma vontade louca de chacoalhar Macabéia, outras dá vontade de abraçá-la e se transformar em sua mãe, sua amiga…

Intenso, é tudo o que eu tenho a dizer. Leitura altamente recomendável!

Boa leitura e até o próximo post!

Gostou? Então, espalhe por ai!

[Total: 0   Average: 0/5]
Comentários

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
error: Content is protected !!